domingo, 5 de dezembro de 2010

Israel - Viajando através do tempo - 1º e 2º Dia

Viajamos para Israel, fomos conhecer a terra chamada santa.
Santa porque ali Jesus nasceu, morreu e ressuscitou, mas também terra de dores, perseguições, matanças e guerras constantes, de disputas intermináveis.



Saímos de São Paulo na quinta-feira por volta das 18h, uma paradinha na Espanha e finalmente ali pelas 16h da sexta-feira chegamos ao Aeroporto Ben Gurion em Tel Aviv.
Lindo, com uma arquitetura moderna e arrojada.
Acomodação e jantar no hotel. À noite demos uma olhadinha no mar Mediterrâneo, com águas mornas e areia fininha...

Sexta-feira à noite, já era Shabbat, então muitas lojas já estavam fechadas, mas pudemos achar um mercadinho onde compramos água e achei água flavorizada com pedacinhos de fruta, muito gostoso! Pena que só comprei duas, porque depois não achei mais em lugar nenhum.
No dia seguinte, começamos a peregrinação.
Demos uma volta na cidade de Tel Aviv ( Tel - camadas arqueológicas e Aviv - primavera, algo novo) Tel Aviv - algo novo que surge sobre algo antigo. Tem 101 anos e 350.000 habitantes e apesar de não ser a capital de Israel, todas as Embaixadas estrangeiras se encontram ali.


Passamos pelo Arco da Fé, saindo de Tel Aviv, fomos a Yafo, antiga Jope, onde Pedro ora pela ressurreição de Tabita e teve a visão do lençol com animais impuros. Ali ele entendeu que o Evangelho era também para os gentios. recordando a queda de Jericó e a escada de Jacó.



Fomos dali para a Cesaréia Marítima, cidade onde morava o
Centurião Cornélio, o primeiro gentio a se converter e ser batizado com o Espírito Santo.
Por esse caminho passaram todas as nações da antiguidade, apesar de ser uma terra que não tem nada, nem água, nem petróleo e nem mesmo terra, somente pedras e deserto.
O acesso para a Cesaréia Marítima se dá pela estrada Via Maris, uma das estradas mais antigas do mundo, liga o Sul da Europa ao Norte da África e à Ásia.
Foi fundamental durante o Império Romano, era a ligação entre todas as regiões dominadas por Roma. Na época de Jesus era o ponto central, o ponto estratégico da dominação romana.


Que tal ter um pezinho delicado assim? Imagina quantos litros de esmalte seriam gastos por mês? ehehehe...



Saímos dali em direção ao Monte Carmelo (Karm el - Videira de Deus), onde o profeta Elias enfrentou os profetas de Baal (1 Reis.29-33; 17.1; 18.1-2, 17-24).
Momento para refletir se há algo em minha vida que possa desviar o meu olhar do Único e Verdadeiro Deus. A Ele toda glória e honra, porque só Ele é Deus Verdadeiro!Após a morte do rei Salomão, Israel se dividiu em dois reinos, o do Norte (10 tribos - Reino de Israel) e do Sul (2 tribos - Reino de Judá). Passado algum tempo, o rei Acabe reina em Israel e casa-se com Jezabel. É o início da intensificação da idolatria a Baal, um dos falsos deuses adorados na região.Por essa causa, Deus faz com que não chova em Israel até que a seca e a fome ficaram insuportaveis. Deus envia Elias a desafiar o povo "Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-O; se é Baal, segui-o" 1Reis 18:21.
Elias então enfrenta os 450 profetas de Baal, e Deus envia fogo dos céus que consome o sacrifício molhado e o altar, fazendo com que todo o povo caísse com o rosto em terra e dissesse: "O Senhor é Deus!"


Chegamos à cidade de Haifa, nas encostas do Monte Carmelo, onde se encontram as maiores indústrias de Israel na área de componentes de Informática, petroquímica, cimento, têxtil, naval dentre outras . Situada às margens do Mediterrâneo, é também um importante porto marítimo com a base naval mais importante do país.

Continuando a viagem, passamos por Tel Megiddo, no Vale de Jezreel, Megiddo é uma tel (colina) feita de 26 camadas de ruinas de antigas cidades.
As ruínas são impressionantes, podemos ver várias camadas arqueológicas das civilizações que por ali passaram.


Megiddo fica numa posição estratégica na planície onde sabemos pela Bíblia que acontecerá a batalha final, a batalha do Armagedon, mencionada em Apocalipse 16:16.
Olhando para o vale, minha imaginação voou para aquele dia, para o momento da batalha em que a vitória do Senhor Jesus se completará sobre o mal. Já glorifiquei o Seu Santo Nome, pois a vitória está garantida por causa do Seu amor que O levou à cruz por mim e por você.


Fomos então para o hotel em Tiberíades, onde nos hospedamos no Royal Plaza Hotel, com direito a uma vista maravilhosa do Mar da Galiléia.